top of page

SALAMANCA - UMA DAS BELEZAS DA ESPANHA

  • masf125
  • 1 de set. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2023


cidade de salamanca, Espanha

A Espanha tem cidades lindas e Salamanca é uma delas. A uma hora e meia de viagem de Madri, perto de Ávila e Segóvia, além da beleza arquitetônica, ela é uma cidade alegre, estudantil e que merece estar em seu roteiro. Então, vamos visitar Salamanca?





COMO CHEGAR

Chegar é fácil, situada a 214 km se Madri, pode-se fazer a viagem de trem (www.renfe.com) ou ônibus (www.avanzabus.com). De trem, de Madri, mais ou menos uma hora e quarenta minutos. Se for de ônibus, conte uns cinquenta minutos a mais. Os preços das passagens não diferem tanto, sendo que as de trem são um pouco mais caras. Andar de carro pela região é uma boa opção se você for conhecer outras cidades mas trem e ônibus já resolvem tudo muito bem. Vindo de Madri, os ônibus saem da Estação Sur e do aeroporto Madrid- Barajas (terminal 1) e os trens da Chamartin (atenção, não é da estação Atocha). De Ávila, e Segóvia, Salamanca fica a mais ou menos uma hora de viagem, dando para colocá-las todas em um mesmo roteiro. A estação de trem não fica tão próxima ao centro histórico mas dá para ir a pé. Já a estação de ônibus fica um pouco mais perto.



CONHECENDO A CIDADE


Salamanca, Espanha
Beleza e descontração

Um dia e uma noite já são suficientes para conhecer a cidade. Interessante fazer um bate e volta dormindo uma noite se você estiver em Madri ou conjugar a cidade com algumas outras da região. Se for ficar em algum hotel escolha de preferência um no centro histórico ou bem próximo a ele, afinal, você irá querer aproveitar a cidade à noite, não é? Boa coisa, os hotéis não são caros e como vai ficar pouco tempo dá para ser um simplesinho mesmo.

Salamanca é pequena e dá para conhecer todo o centro histórico a pé, conseguindo se orientar bem. Pegue um mapinha no hotel ou um aplicativo de mapa e vá em frente. Dá para ver tudo em um dia sem cansaço. O gostoso é ir visitando os lugares sem pressa, admirar a cidade, parar para comer uma coisinha e aproveitar o clima tranquilo apesar do grande número de turistas.


Imagem de rua em Salamanca, Espanha
Tranquilidade de algumas ruas

O que ver? Primeiro, a beleza da arquitetura. Muitos prédios e igrejas são construídos no estilo plateresco, uma mistura de almudejar e gótico em sua ultima fase, exclusivos do renascimento espanhol. As fachadas dos prédios históricos e igrejas são lindíssimas, você vai se encantar com elas. Depois, andar a esmo por suas ruas, aproveitar a gastronomia da cidade e, para quem vai ficar, a agitação da noite também. Tem um roteirinho em que você consegue ver tudo o que é importante. Inicie a visita pela Plaza Mayor, ponto central da cidade. Construída em estilo barroco ela é ampla, cheia de bares, restaurantes e muito movimento. Tudo começa por ela. Simpática, dá vontade de ficar por lá muito tempo. Se for comer, mesas nas calçadas, mas ficar na área interna dos restaurantes, no primeiro andar, perto da janela, olhando para a praça, além de mais barato, é muito interessante. Seguindo um roteiro, vá ver o Museu Convento de Santa Clara, o Convento de San Esteban, as Catedrais Unidas, a Universidade, a Casa das Conchas, a ponte romana. Quer ver a cidade do alto? Suba na torre da Catedral. Ver a cidade de fora, Ponte Romana.

E na hora de comer, muitos restaurantes, bares, tapas, parrilhadas, vinhos. Tudo no melhor estilo e no bom astral espanhol. E depois de comer, para quem quiser, aproveitar a noite, que em Salamanca, vai até de madrugada. Garanto que você irá gostar da cidade.


ROTEIRO BÁSICO



CATEDRAL DE SALAMANCA

Na verdade, são duas catedrais unidas: a Velha, construída entre os séculos XII e XIV e a Nova (não tão nova assim), dos séculos XVI e XVIII. A Catedral Velha tem várias capelas; na principal, um retábulo muito bonito contando a História da Salvação. A Catedral Nova, em estilo barroco, já é mais imponente. Atenção ao Coro e às imagens das capelas menores. Lindíssimas, não dá para não conhecer. O ingresso inclui o audioguia com opção em português. E legal, para quem tem crianças, eles tem um audioguia infantil.


Portas del Crucero da Catedral de Salamanca, Espanha
Riqueza de detalhes

As torres medievais da catedral e a exposição Ieronimus em seu interior são feitas à parte. A entrada fica perto da saída da antiga catedral. Com 100 metros de altura, escadarias, vista interna da Catedral Velha e de algumas salas, subir à torre é outra coisa imperdível.

A catedral e o Ieronimus abrem às dez da manhã.


Salamanca Catedral , Espanha
Interior da Catedral

Salamanca Catedral, Spain
A imponência da Catedral Nova

Salamanca Catedral
Detalhe do interior da Catedral


Coro da Catedral Nova de Salamanca, Espanha
Coro













Torres da Catedral de Salamanca na Espanha
Torres da Catedral




CONVENTO DE SAN ESTEBAN


detalhe da fachada do Convento de San Esteban em Salamanca, Espanha
Detalhe da fachada do Convento de San Esteban

Fachada do Convento de San Esteban em Salamanca, Espanha
Convento de San Esteban

Construido no século XVI , o que mais impressiona é a fachada. Mesmo que você não queira conhecer o convento por dentro, sua parte externa é linda, não deixe de ver. Os horários de visita interna não são amplos pois ele fecha durante algumas horas à tarde, bem como aos domingos à tarde e às segundas-feiras. Bem, se não der para fazer a visita interna, ok, mas você admirou a fachada, não foi?






















UNIVERSIDADE

Foi fundada no século XIII e é uma das mais antigas e famosas da Europa. Salamanca foi e é conhecida por ser uma cidade estudantil. O edifício da Universidade foi feito mais tarde, no século XV e sua fachada é uma das mais bonitas da cidade. Após contemplá-la, vá conhecer a parte interior: as Escuelas Mayores (ingresso pago) e as Esculeas Menores (entrada grátis). Lá veja o fresco Os Céus de Salamanca, representando o zodíaco.



CASA DAS CONCHAS


Detalhe da fachada da Casa das Conchas em Salamanca, Espanha
Conchas por toda a fachada

Casa de uma família nobre do final do século XV. Na verdade, é para ver a fachada toda ornamentada com mais de trezentas conchas. Dentro dela atualmente tem uma biblioteca. Em frente a ela, a Igreja do Espirito Santo.



PONTE ROMANA

Construída no século I sobre o rio Tormes. Dela dá para se ter uma vista bem bonita da cidade. Se der, espere o anoitecer para ver a cidade iluminada.




SEVILHA, ESPANHA - BEM VINDO À ANDALUZIA

Comentários


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page