top of page

PRAIAS NA TAILÂNDIA - FAÇA SEU ROTEIRO

  • masf125
  • 15 de nov. de 2018
  • 5 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Phra Nang beach, Krabi, Thailand

Viajar para a Tailândia e não ir à praia? Pelo menos por alguns dias e se você gosta do mar, aí então reserve um bom tempo para isso e torça, torça muito pelo sol.

Primeiro escolha a época para viajar e veja onde não irá chover tanto. Depois, se prepare para a chuva, conte com ela e não ligue se ela aparecer. As paisagens são bonitas mesmo com chuva e as águas continuam transparentes e mornas. Se o sol aparecer... Ah, quando o sol aparece!

Na Tailândia tem a época seca e a de chuvas (monções) e dependendo se você vai para o oeste (Mar de Adaman) ou para o leste (Golfo da Tailândia) ela é um pouco diferente. Então, procure fazer uma região apenas. Olhe no mapa, a região de Krabi, Ko Phi Phi, Phuket, ficam no oeste; Ko Samui e Ko Tao estão no leste. O leste é melhor de novembro a abril. O oeste de dezembro até maio.


Poda Island Beach, Thailand
Lado deserto de Poda Island

Leia muito antes de escolher o roteiro e procure os locais que mais se enquadrem no seu ideal de praia. Não há muitos aeroportos na Tailândia e muitas vezes os trajetos tem que ser feitos de barco. Para melhorar a logística, escolha uma região, vá de avião para o aeroporto mais próximo, faça os outros deslocamentos de barco e volte de avião. As distâncias são curtas e várias companhias aéreas locais fazem os trajetos. Dê uma pesquisada nos preços em todas elas antes de comprar as passagens. Para cada lugar sempre tem uma que tem a passagem mais em conta e a qualidade entre elas não difere muito. Não tenha medo, são todas boas. Leve pouca bagagem e nem pense naquela mala nova se você for viajar de barco. Em alguns lugares principais os barcos saem de piers mas em algumas praias você tem que pegar um barquinho com suas malas e entrar no barco da viagem no meio do mar. Estranhíssimo. Imagine uma mala grande e pesada. Portanto, quando for comprar as passagens cheque de onde o seu barco irá sair e saiba que de qualquer forma suas malas não serão bem tratadas, então tente se desapegar. Você pode checar o horário dos barcos pela internet e os tickets podem ser comprados por lá mesmo. Para algumas ilhas sem aeroporto, as próprias empresas aéreas oferecem um pacote de transporte que inclui avião, barco e transfers até o pier. Sempre que escolher um local para ficar, veja se há acesso por terra ou só por mar. Exemplo, se você pegar um avião para Krabi e quiser se hospedar no litoral da região, Ao Nang tem acesso por terra enquanto Railway Beach apenas por mar. Apesar do trajeto de barco ser muito curto, pense que terá que pegar um barco com suas malas. Não vá esquecer disso no seu planejamento.


ree
Mar de águas mornas e transparentes

A rede hoteleira é legal, com opções de hostels até resorts em praias mais afastadas, os cafés da manhã geralmente são bons e eles tem esquemas para que o turista não fique muito perdido, contratam transfers do aeroporto e podem pegar suas malas no pier. Contate seu hotel com antecedência e reserve isso com eles, é bem mais confortável. Casas de câmbio são fartas, trocar dinheiro não é preocupação.


Ao Nang Beach, Krabi, Thailand
Ao Nang

Tudo nas praias é simples mas você consegue encontrar bons restaurantes, lojas, supermercados e vários locais que disponibilizam passeios pelas praias Quase todos os acessos são feitos por mar e portanto, vai ter que contratar os passeios de barco. A boa noticia é que, como nada é muito caro, você consegue fazer passeios pegando um barco apenas para você e seus acompanhantes, mas não espere um roteiro muito livre, um barqueiro legal falando inglês e nem conforto. A comunicação será difícil e você terá que se render a horários marcados e passeios que não se distanciam muito dos roteiros já traçados. Talvez com um pouco de sorte a coisa seja diferente. Ah, muitas vezes os horários rigorosos são para suas visitas às praias, não para a saída do passeio. Em alguns lugares você pode contratar longtail diretamente com os barqueiros, aí você pode dar mais palpites no que vai fazer.


Phra nang beach, Krabi, Thailand
Phra Nang

Dois tipos de barcos: o speedboat e o long tail, que é aquele barco de madeira típico de lá. Qual o melhor? Se for fazer o passeio em Ao Nang, vão lhe falar que o long tail é mais rápido e o mais indicado, se for em Phi Phi, vão falar exatamente o contrário, que ele é mais lento e inseguro. Creio que tudo depende talvez do lucro para a agência, essa foi a única conclusão lógica. O fato é que no speedboat a lotação é maior e no long tail você consegue mais exclusividade e, sabendo negociar, o preço é mais em conta, portanto acho que é a melhor opção. Particularmente não achei o long tail inseguro mas não andei nele com mar agitado. Outra coisa que eles oferecem em alguns passeios é o almoço. Não se engane, você irá comer uma marmitinha com arroz e frango e de sobremesa um abacaxi que o barqueiro cortou sei lá com que faca. Como a maioria das praias não tem infraestrutura, ou você leva comida ou fica com a marmitinha mesmo.

Praia de Poda Island na Tailândia
Poda Island

As paisagens no mar são lindas e algumas praias mais bonitas ainda. A transparência das águas é boa mesmo com chuva, aproveite para megulhar ou fazer snorkel. Espero que goste de multidão. Praias bonitas e desertas? Esqueça, a não ser que você saia bem cedo e faça um roteiro diferente. Em alguns lugares você tem que pedir licença para passar. O negócio é, se contratar um barco, combine de visitar as praias mais famosas fora do horário da massa enorme de turistas ou escolha um roteiro alternativo. Só que para uma primeira vez, queremos conhecer justamente aquelas praias famosas lotadas. Coisas de turista. Agora, se quiser conhecer lugares menos famosos mas tão bons quanto, procure ilhas ou praias menos turisticas, o problema é que o acesso nem sempre é tão rápido e fácil.




Chicken Island, Krabi, Thailand
Chicken Island

Tenha sempre uma ideia dos locais e praias que irá visitar porque você ficará perdido com tantos nomes. Em algumas praias você terá que pagar uma taxa turistica para desembarcar. O condutor do barco irá lhe avisar.


ree

Então, viu como não é difícil? Agora é só escolher o seu roteiro. Dicas, se você não conhece nada do litoral da Tailândia, experimente inicialmente lugares mais fáceis e próximos como Krabi, Phi Phi, Phuket. As praias de Krabi são lindas. Phi Phi é especial e Phuket é para quem gosta de mais agitação.

Fiz o roteiro Krabi- Phi Phi, indo de avião para Krabi, ficando hospedada em Ao Nang em Krabi (tem acesso por terra) e indo para Phi Phi de ferry pelo pier da região. Na volta, ferry até Krabi, indo direto para o aeroporto. Tudo muito tranquilo. E, particularmente, adorei a região de Krabi, tanto que já voltei para lá em outra visita à Tailândia.








Comentários


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page