top of page

TAKAYAMA E SHIRAKAWA-GO - O JAPÃO TRADICIONAL

  • masf125
  • 6 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de jun. de 2021

Quer conhecer um pouco do Japão tradicional? Pense em Takayama. Ela é uma cidade histórica que fica a quatro horas de trem de Tóquio. Situada em meio às montanhas da provincia de Gifu, guarda um acervo arquitetônico clássico. Partindo dela você pode conhecer Shirakawa-go, patrimônio mundial da Unesco. E mais, a viagem de trem via Nagoya é lindíssima. Vale a pena reservar uns dias para a região. Vamos ver se eu lhe conveço a ir.



TAKAYAMA - SIMPLICIDADE


Templo em Takayama

A cidade de Takayama é bem pequena e você irá conhecer tudo a pé. É o seu tempo de descansar em uma viagem para o Japão. O comércio fecha cedo e até a estação de ônibus fecha às nove da noite. Coisas do interior. Mas mesmo assim, a cidade está repleta de turistas.



A estação de trem JR (Hida Takayama) fica a alguns quarteirões da cidade antiga (Sanmachi). Dá para você se hospedar por perto para facilitar. Lá você tem hotéis normais e muita oferta de ryokans, hotéis com quartos típicos japoneses, experiência interessante para quem gosta e pode pagar mais pela hospedagem. Duas noites para Takayama são suficientes sendo que no dia livre você irá visitar Shirakawa-go e voltar somente à tarde.


Takayama Yatai Kaikan

Apenas saia andando pela cidade. Casas de madeira do período Edo em ruas estreitas, hoje abrigam lojas, restaurantes, casa de biscoitos (nunca vi tantas), pequenos museus e alguns templos. Tudo bonito, cidade bem conservada.

As festas de primavera e outono são muito importantes e tradicionais na cidade. Tem toda uma história que as envolvem. E há os altares que, ano após ano, são levados para as ruas em desfiles durante as celebrações e o resto do ano são guardados em museus. Não deixe de conhecer alguns deles, são realmente lindos. No centro da cidade fica o Takayama Yatai Kaikan, com alguns dos altares de outono e vídeos que mostram a história das festas. Ao redor da cidade, também existem vilas antigas para visitação como a Hida Folk Village também com casas estilo gassho como em Shirakawa. Fica a 30 minutos de caminhada do centro ou a 10 minutos de ônibus. Vale a pena se tiver um tempo sobrando.

Pela manhã tem o mercado matutino de Miyagawa, no centro, ao longo do rio do mesmo nome. Começa cedinho e vai até o meio dia.


Ruas de Takayama

O comércio é forte. Muitas lojas de artigos regionais e alimentos. Por toda a cidade você verá também pequenos bonecos sem rosto, os saru-bobos (bebês macacos). Tradicionalmente eles eram feitos pelas avós e mães para desejar proteção e felicidade. São amuletos típicos da região. Compre-os lá porque você não os encontrará em nenhum outro lugar. Ah, e não esqueça dos saquês, especialidade de Takayama.




SHIRAKAWA-GO


A uma curta distância de ônibus de Takayama, esta vila é motivo suficiente para uma visita à região. Muitas pessoas ficam em Takayama só para conhecer o lugar. Declarada patrimônio mundial pela Unesco, Shirakawa é uma aldeia com casas em estilo gassho-zukuri, algumas com mais de 250 anos e bastante preservadas. Ela fica em um vale entre montanhas em um cenário lindo, principalmente no outono quando a vegetação fica colorida. É passeio para bate e volta. A cidade atualmente é voltada para o turismo, mas ela é tão bonita que você nem vai se importar.




Estando em Takayama, pegue o ônibus na estação ao lado da estação de trem. É bom comprar as passagens com antecedência já que tem muitos turistas fazendo esse trajeto. Há vários horários de ônibus ao dia. Quando parar no ponto final, siga pela esquerda até chegar ao vilarejo.




Vá pela manhã e passe algumas horas lá caminhando por toda a vila, sem pressa, observando as casas e tirando muitas fotos. Há lojinhas de biscoitos, souvenirs. A comida lá é mais cara que em Takayama e há poucos restaurantes. Não deixe de pegar o micro ônibus que sai de um ponto antes da estação de ônibus para ir até o mirante do qual se avista toda a aldeia. A paisagem é deslumbrante.







Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page