top of page

SANTORINI, GRÉCIA - SEM PALAVRAS

  • masf125
  • 22 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de jul. de 2020


Santorini, Grécia

Pense em uma viagem para um lugar muito, muito bonito. Pense também em uma praia com areia vermelha contrastando com o mar azul. Não quer vermelha? Talvez grafite? Não, você não quer praia? Então, casinhas brancas no topo de um paredão de pedra vulcânica e o mar ao fundo, porque você não tira o mar da paisagem. Cansou do dia? Pôr do sol. Anoiteceu? Luzes e luar. Santorini, um dos lugares mais lindos que você irá conhecer.


Santorini, Grécia - Óia
Óia

Santorini, Grécia - Thira
Thira

Escolha a época, apesar da ilha estar aberta ao turismo durante todo o ano, claro que a melhor época é o verão, junho a inicio de setembro, no máximo. Espere águas frias e um mar de azul profundo.

Dois lugares principais para você ficar: Thira (Fira) ou Óia (Ia). O primeiro é a região central da cidade. É de onde partem ônibus para as praias, barcos para passeios. Não tem aquelas casinhas bonitas e nem o charme de Óia, mas tem vista para o vulcão, um belo pôr do sol e uma boa estrutura de restaurantes e lojas. Lá você tem hospedagem mais barata que em Óia e facilidade de transporte, o que vai ajudar bastante se você não quiser alugar um carro e não tiver um motorista para lhe levar nos passeios. Se for ficar lá, escolha, se possível, um hotel com vista para o vulcão Se for ficar em Óia, ótimo, é um privilégio, a região é bem mais cara mas ganha pela beleza, se não for, não se preocupe, Thira é perto e dá para ficar em Óia até anoitecer. Há outras vilas em que você pode se hospedar mas são mais afastadas. Os hotéis são pequenos, às vezes em becos estreitos, outros, pendurados nos costões. Do simples ao luxo, escolha o que lhe convier, é claro que este é um lugar em que dá vontade de gastar as economias em um hotel mas se o dinheiro estiver curto, pense que o importante mesmo é estar lá. E, ultimamente, mesmo os hotéis mais em conta não estão tão baratos assim.

Você tem acesso à ilha de barco ou avião. Chegar de barco é uma coisa boa da viagem. Tirando o desembarque com uma multidão impressionante de turistas, que inexplicavelmente são levados de forma rápida e organizada aos seus hotéis. Você irá se deparar com um paredão de pedra escura e subir de carro por ele por uma estrada estreita e íngreme com uma paisagem de mar de tirar o fôlego, é uma das melhores lembranças de viagem que já tive. Mas claro que isso é bem pessoal.


Santorini, Grécia - Read Beach
Red Beach

Santorini, Grécia - Praia de Kamari
Kamari

Uma lista de praias lindas com paisagens diferentes: cor da areia, dos costões. Imagens surreais pois estamos em uma ilha vulcânica. As praias são conhecidas pelas cores. Como chegar nelas? Carro alugado, carro com motorista ou transporte público. Com um carro você se desloca com facilidade e consegue conhecer bem a ilha, mas só para quem consegue dirigir em estradas estreitas beirando penhascos, não tem medo de se perder e se adapta a um trânsito meio confuso. Muitas emoções. Se não for usar um carro, vá de transporte público mas lembre-se que os ônibus lá são complicados, eles levam você às praias mas com muita lentidão. Nada de ônibus circulares que conectem várias praias. O negócio é ir e voltar e ter paciência porque certamente ela será recompensada. Há um terminal em Thira. Observe bem e seja esperto senão você perde seu ônibus. Pulando essa parte, o resto é bem tranquilo.


Santorini, Grécia
Paisagens em passeio de barco


Santorini, Grécia
Casas brancas sobre montanhas


Santorini, Grécia - Old Port em Thira
Old Port - Thira

Vale a pena os passeios de barco, principalmente para o vulcão onde as paisagens são bem bonitas. Se for para o vulcão leve tênis e se prepare para uma boa caminhada. Em Thira há um pier ( Old Port) de onde saem os barcos para os passeios. Como a vila fica no alto, você tem que descer até o nível do mar. Dá para fazer isso a pé, de mula (aquelas bonitinhas de longe), ou pelo cable car. A pé é complicado porque você tem que desviar da sujeira das mulas (essa é uma parte chata de alguns lugares da ilha). O cable car não é barato mas é ótimo, não cansa e não tem cheiro.


Santorini, Grécia
A ilha vista do vulcão

No final do dia, que tal umas compras? Entre as coisas da ilha, há também as lojas de joias em ouro e prata tão frequentes na Grécia. Até as compras são especiais...

E agora, o pôr do sol, que em Santorini é bonito em qualquer lugar que dê para o mar. Tanto em Thira quanto em Óia, no final da tarde, os turistas escolhem o seu cantinho para admirá-lo. É ficar lá parado e não pensar em mais nada. E sabe de uma coisa? Bem, é melhor nem falar...


Santorini, Grécia - Por do sol em Thira
Pôr do sol em Thira

Vocês perceberam, sou suspeita, eu me apaixonei pelo lugar.







Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page