top of page

GRÉCIA - DESTINO ACESSÍVEL

  • 26 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de ago. de 2023


Quem é que nunca sonhou em ir para uma ilha grega? Paisagens, romantismo, pôr do sol...E ir para Atenas? Pois é, não precisa ser sonho. A Grécia está ali, acessível, barata e deslumbrante. Dá para montar um roteiro de viagem sozinho? Claro, e de forma simples. Complicado vai ser voltar.

Primeiro, vai querer ir para as ilhas? Se for, o que é aconselhável, escolha bem a época do ano. Você terá que viajar no verão (junho a início de setembro). Nas ilhas tudo funciona no verão. Tem lugar, em que fora da temporada fecham a porta da praia. Então, se programe. Se quiser fugir da temporada de férias na Europa, vá em junho ou no comecinho de setembro. O tempo não vai estar lá uma maravilha mas dá para tomar um solzinho com vento e um banho de mar gelado. Não se preocupe, mesmo assim vale a pena.


Atenas, Grécia
Atenas


Seu roteiro provavelmente começará em Atenas (muitos vôos disponíveis para lá) e depois você poderá visitar as ilhas de barco ou, as maiores, de avião. Hospedagem mais barata em Atenas e variável de acordo com a ilha. Nas ilhas, hotéis geralmente pequenos e muitas vezes familiares. Leia tudo o que encontrar na internet e veja fotos dos lugares e praias. São muitas e muitas ilhas. Você acaba ficando perdido.





Myconos, Grécia. Ruas da cidade.
Myconos


Provavelmente você irá querer visitar as mais famosas: Myconos e Santorini (não perca Santorini) e, se tiver tempo, alguma outra menor. Escolha então a que gostar mais e a que se enquadre melhor em seu trajeto. Para isso, abra o mapa e veja o itinerário dos barcos. Pelo menos três noites em cada ilha maior.

Segundo passo, o mais complicado: logística. Na internet você poderá encontrar vários sites que vendem passagens para os barcos que fazem os trajetos entre as ilhas e o continente, bem como saber dos vôos existentes. Dá para comprar tranquilo pela internet. Notar que em determinadas épocas do ano você não tem muitos horários de barcos, mais um motivo de ir para lá no verão. O tempo de viagem de cada barco também é variável, depende do roteiro que ele fará até o destino escolhido. Agora é estudar os preços, os horários, e montar seu deslocamento de forma lógica e barata. Trabalho necessário. Deixe tempo suficiente para conhecer cada ilha e conte com atrasos de barco e até suspensão de horários. É para contar mesmo com imprevistos e, conselho, cheque sempre suas mensagens antes de ir para o cais, já perdi mais de sete horas sentada em um restaurante esperando um barco chegar. Ah, se eu tivesse visto meu e-mail...Outro detalhe quando a partida ou chegada de barco for em Atenas, existem dois portos, o de Piraeus e o Rafina. O primeiro fica próximo ao centro da cidade e você tem acesso pelo metrô. Rafina é longe e o acesso é por ônibus público. Preste atenção quando for comprar as passagens. E, tendo seu ticket comprado pela internet, você terá que trocá-lo no local de venda em cada porto. Em Piraeus, saia do metrô e atravesse o viaduto. Um pouco confuso guardar as bagagens nos barcos, por isso, tente viajar com poucas malas. Em se passando por Atenas, aproveite e deixe parte das malas lá para você não ter muito com que se preocupar. Chegando ao destino, geralmente os hotéis oferecem transfer, já deixe combinado.


Santorini, Grécia
Santorini

Milos Island, Grécia
Milos

Viajar de avião para as ilhas também é interessante. Como são pequenas, os aeroportos são de fácil acesso e você não gasta tempo com grandes deslocamentos. Os aviões são pequenos mas confiáveis e as passagens não necessariamente são mais caras que as de barco. Tem que pesquisar.

Nas ilhas você se vira para ir para as praias. Não há um modo muito fácil. Tem transporte público que geralmente vai para uma praia específica. Se for mudar de praia, você tem que voltar ao ponto inicial e trocar de ônibus. Você pode alugar um carro ou scooter, terá mais liberdade e comodidade para conhecer todos os lugares mas se prepare para estradas estreitas e com pouca sinalização. Parece complicado? Não, você dará um jeito e irá aproveitar de qualquer forma.

Claro que contratempos acontecerão, nem tudo funcionará direitinho, nem tudo é tão arrumado, pontual; tem serviços um pouco precários, alguns lugares com excesso de turistas, mas poxa, paraiso perfeito não existe, não é?


Santorini, Grécia. Vila de Thira ao pôr do sol
Santorini

Tudo pronto? Vai no verão? Pegou roupas leves e chapéu? Partiu Grécia!








Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page