MADRI, ESPANHA - MUSEUS, VINHOS E TAPAS
- masf125
- 8 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de jan.

Bonita, acolhedora, descontraída e com várias cidades legais ao redor. Coloque Madrid em seu roteiro de viagem. Não faltará o que fazer.
Fique em Madrid pelo mesmo uns quatro dias e prolongue sua visita se quiser conhecer outras cidades vizinhas como Toledo, Segóvia, Ávila e ir ao Escorial. Vários bons lugares para se hospedar, lembrado que o ideal é ter uma estação de metrô por perto. Você pode ficar perto da Gran Via, da Puerta del Sol, El Retiro e El Prado e, se priorizar um lugar bem prático, com preços justos e perto dos museus e Parque do Retiro, fique próximo à estação Atocha. Lá você tem várias opções de transporte público, inclusive para o aeroporto.
Chegando no aeroporto de Barajas, você pode ir para o centro da cidade usando o metrô, trem ou ônibus. Todos os transportes são práticos e você vai escolher o que fica melhor para o seu hotel. Os ônibus expressos saem do terminal 1, o metrô passa por todos os terminais e o trem sai do terminal 4. O aeroporto é enorme, então pense também em que terminal você irá desembarcar.
As estações de metro da cidade são modernas e práticas. Nem todas tem escadas rolantes. Para comprar os bilhetes dirija-se às máquinas maiores nas entradas das estações, peça a viagem e escolha a estação de destino, o valor da passagem será calculado de acordo com a estação em que você irá parar, aí peça o número de bilhetes que deseja. Tenha um mapinha com as estações próximas aos pontos turísticos.
Madrid tem duas estações principais de trem, a Atocha e a Chamartin, portanto, se for fazer uma viagem de trem para alguma cidade vizinha, veja em qual estação você terá que pegá-lo. Recomendo comprar as passagens com antecedência se for para uma cidade mais procurada, como Toledo, porque corre-se o risco de você não encontrar lugar no trem desejado. O atendimento na estação Atocha para passagem para o dia e para passagem com antecedência é separado. Talvez você pegue uma fila muito grande para a compra com antecedência, pense na possibilidade de comprá-la pela internet.
Os ônibus intermunicipais também são uma opção interessante para algumas cidades. Há terminais de ônibus separados. Veja de onde irá partir o ônibus para o seu destino e vá para o terminal de metrô. Bastante tranquilo.
Os pontos de interesse da cidade são próximos mas como a cidade não é totalmente plana, andar muito a pé pode se tornar cansativo então use o metrô quando necessário.
JARDINS, MUSEUS E MUITA GASTRONOMIA
Madrid é arborizada, agradável, bem cuidada. Praças e jardins. Visite as praças e perca-se nas ruazinhas do centro. Faça compras na Gran Via. Vá aos museus, ao Palácio Real. Entre nos restaurantes pequenos e nos mercados. No final do dia, sente-se para comer tapas, tomar um vinho e conversar. Não tenha pressa de voltar ao hotel, lá a noite se estende tranquila e animada.
São três os museus principais de Madrid: o Museu do Prado, o Reyna Sofia e o Thyssen-Bornemisza. O Prado e o Reyna Sofia são imperdíveis. É neste último que você verá o Guernica de Picasso. Reserve um tempo maior para o Prado. O Reyna Sofia você visita mais rapidamente. Todos eles ficam próximos um ao outro, em uma região chamada Paseo del Arte. Se for visitar os três museus, há um ticket com desconto que vale para eles (abono Paseo del Arte). Nas últimas duas horas de abertura, tanto nos museus quanto no Palácio Real as entradas são gratuitas, só que você pegará filas neste horário e pelo tempo reduzido talvez não consiga aproveitar o museu adequadamente. No Paseo del Arte você também encontra outros lugares interessantes como o Jardim Botânico, a Caixa Forum com seu jardim vertical, o Palácio de Cibeles e outras instituições ligadas às artes. Tudo em uma região de um pouco mais de um quilômetro. Assim é bom, não é?
Perto do Museu do Prado fica o Parque do Retiro. Monumentos e jardins bem bonitos. Não deixe de ir. Ande com calma por ele e visite todos os lugares principais. Ele é bem amplo. Veja a Porta de Alcalá, o Paseo de Las Estátuas, o Monumento a Afonso XII próximo ao lago, O Palácio de Cristal e o jardim da Plaza Parterre com suas árvores esculpidas. É melhor ter um mapinha para se orientar.
Na área central da cidade, vá visitar a Catedral de Madri (Catedral de la Almudena) e já siga para o Palácio Real logo em frente. Com um interior bastante luxuoso, este palácio é o maior da Europa.
Ande no centro antigo, conheça a Plaza Mayor, a Puerta Del Sol.
Deu fome? Passe pelo Mercado de San Miguel. Tapas, bocadilhos, empanadas, queijos, presunto. Pequeno e ajeitadinho, tem muita coisa boa para você comer e tudo em porções pequenas. Vá tranquilo e com fome mesmo.
E por falar em comida, em Madrid, a hora da refeição é o momento em que você senta, pede sua comida e começa a conversar. Nada de pressa, ok? Ainda mais se o dia estiver terminando. Pequenos restaurantes e bares pela cidade inteira. Alguns locais simples mas famosos. É bom dar uma pesquisada antes para aproveitar ao máximo a gastronomia da cidade. Os vinhos são bons, os garçons um pouco confusos, mas nem ligue, tome o seu vinho e relaxe. Se quiser comer no meio ou no final do dia, coma uns tapas. Esses petiscos são vendidos em todo o lugar, tem uma variedade muito grande e você vai pedindo de acordo com a fome. Os bocadilhos são pequenos sanduiches. E ainda tem as empanadas. Ah, as empanadas...
Na hora das compras vá na Gran Vía. Lá você encontra quase todas as lojas que você procura. Se for um domingo ou feriado, dê uma passadinha na feira de El Rastro.
De resto, vá andando e descobrindo a cidade.
ARREDORES
O bom de ir para Madri é poder conhecer várias cidades também interessantes ao redor. Passeios que você poderá fazer tranquilamente durante o dia de ônibus ou de trem. A imperdível Toledo, Segóvia, Ávila, um passeio para o Escorial. Use a cidade como base ou pegue um carro e vá ficando em cada uma. O interior da Espanha reserva cidades lindas.
SEVILHA, ESPANHA - BEM VINDO À ANDALUZIA











Comentários